COMO DEVE PROCEDER O JOVEM...

COMO DEVE PROCEDER O JOVEM...

No dia a dia, o jovem deve seguir algumas recomendações de boa conduta, diante do SENHOR, nosso Deus. Mas, onde encontrar tais instruções? Na fonte incessante e única de conhecimento, no manual da vida: a Bíblia Sagrada. A doce e rica Palavra do SENHOR diz, em 1 Pedro 5.5-9:
5- Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
6- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,
7- lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele te cuidado de vós.
8- Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9- ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.


  Irmãos amados, salvos em Cristo Jesus, tanto os jovens como os adultos e demais faixas etárias, mas, principalmente os jovens, todos devemos ter uma boa forma de nos conduzirmos nesta terra, pois o crente é o sal da terra e a luz do mundo, deve, portanto, dar um bom exemplo de vida, especialmente o jovem ( pois está em evidência e mais exposto ao mundo). A Bíblia Sagrada, nos tempos antigos, já demonstrava grande cuidado pelo público jovem, cuidado este, ilustrado e ratificado por São Paulo em suas epístolas, também por São Pedro, como mostrado no texto bíblico apresentado anteriormente.
  Para facilitar o seu entendimento, faremos uma interpretação do texto escrito por São Pedro:


Versículo 5 = Primeira instrução: O jovem deve sujeitar-se (respeitar e obedecer) aos mais velhos, isso mesmo, aquele antigo ensinamento da mamãe, é a vontade de Deus; isso porque os idosos têm a sabedoria da abundância de dias ( Jó 12.12,13). Não somente aos anciãos, devemos nos sujeitar a todos os nossos irmãos, buscando sempre fazer o bem ao próximo (Mateus 22.39), nos privando, até, às vezes, de determinados entretenimentos. É importantíssimo que o jovem seja humilde e não soberbo, pois, Deus não se agrada nem agrada aos soberbos; para ser abençoado, você deve ser humilde ( não sou melhor do que ninguém), pois Deus dá graça aos humildes.


Versículo 6 = Deus deseja que você se humilhe debaixo de Sua potente mão, que tu estejas sempre sob a mão que te protege, abençoa e sustenta todos os dias da tua vida. Outro requisito da boa conduta aos olhos do Pai é a paciência (Salmos 40.1), o jovem deve esperar o tempo do SENHOR.


Versículo 7 = Para alcançar a paciência, deve-se, primeiramente, acabar com a ansiedade, lançando-a sobre Deus, Dizendo: Pai, retira de mim a ansiedade, pois, sei que o fruto ainda não alcançou a maturidade; o tempo de ser abençoado ainda não chegou! Sei que o Senhor tem cuidado de mim, pois, sabes o que e quando será melhor para mim.


Versículo 8 = Em sua rotina diária, o jovem deve ser sóbrio, isto é, racional, praticante de obras precedidas  pela reflexão e leitura da Palavra, visando a certificação de que não lhe causará problemas futuros. O jovem deve ser vigilante, orando em todo tempo, pois, o inimigo anda em derredor como leão, querendo matá-lo, espiritual e fisicamente. A oração trará a proteção, mas, para isso, deve-se cumprir a conduta descrita no verso 6 ( humilhar-se debaixo da mão de Deus).


Versículo 9 = Deve-se pedir a ajuda de Deus, mas é preciso, também, resistir ao diabo (Tiago 4.7). Mas, como? Sendo ele mais forte e mais astuto? Usando o escudo da fé, meu irmão(a) ( Efésios 6.16), livrando-se das tentações que ele lança.
  Como sabemos, é típico do jovem não querer ficar sozinho, é por isso que existem os diversos grupos de jovens nas escolas, igrejas etc. Quando um(a) jovem está passando por um momento difícil, logo procura alguém que esteja passando ou que já passou pela mesma situação, para amenizar a dor. Sabendo disso, o apóstolo São Pedro, ao fim do texto, diz que os seus irmãos em Cristo sofriam o cumprimento das mesmas aflições. Cumprimento? Isso mesmo, cumprimento da palavra de Jesus a seus discípulos: No mundo tereis aflições! E agora? Devemos ter bom ânimo, pois, Ele já venceu por nós ( João 16.33)! Ele já venceu por mim e por ti, na cruz do calvário. Portanto, anime-se, e saiba que o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão contigo, para te ajudar. Tão somente, creia e seja fiel a Deus, sob qualquer circunstância, pois, Ele é, incondicionalmente, fiel a você!
mas andes

Autor :

Aqui você adiciona uma descrição do criador do blog ou da postagem e add uma foto do autor para editar e só ir no html e localizar esse teste ok logo acima você vai ver o link da foto para você adicionar a sua ok COMO DEVE PROCEDER O JOVEM....
Compartilhar

1 CLIQUE E COMENTE:

Muito bom esse bloger,gostei demais me ajudou muito,tirou todas as minhas dúvidas obrigado que
Deus continue abençoado!!

Deixe AQUI seu Comentário ou Pergunta!
OBS: caso seu comentário necessite de resposta ele será respondido em até 15 dias ou mais, estamos com um grande número de comentários no aguardo para resposta.